Em meados de 2011 a Embrapa Gado de Corte demandava com urgência a desburocratização, melhoria e automatização de alguns processos críticos de sua gestão. Deu-se início a um trabalho de melhoria de processos em diferentes setores administrativos. Rapidamente diagnosticou-se a necessidade de um grande número de sistemas de informação que necessitariam ser desenvolvidos para atender a esta demanda. Além disso, tais sistemas precisariam ser integrados, de forma que os dados de um setor interagissem com os de outro. Visando evitar a redundância e retrabalho no desenvolvimento de requisitos não-funcionais, que se repetiriam em cada um destes sistemas, iniciou-se a especificação e implementação de uma única plataforma de software para agregar as regras de negócio de todos estes sistemas divididos em diferentes módulos, a qual deu-se o nome de Pandora.

O nome reflete esta característica da plataforma de software de atender a distintos processos em variadas áreas da Unidade. Seu significado vem do grego: “a que possui todos os dons”. Na ferramenta esta característica se reflete na presença de diversos módulos. Apesar de distintos, estes módulos interagem entre si e aproveitam a infraestrutura básica da plataforma de requisitos não-funcionais, tal como o sistema de logon e de logs de auditoria.

Objetivos

Os principais objetivos do Pandora são:

  1. Integrar sistemas de informação institucionais e de pesquisa das Unidades Descentralizadas da Embrapa em uma única plataforma de software;
  2. Melhoria e informatização de processos gerenciais; e
  3. Desenvolvimento ágil de novos subsistemas por meio do reuso de artefatos.

Objetivo Estratégico: Criar uma comunidade Pandora para o desenvolvimento colaborativo onde as Unidades da Embrapa utilizem e façam modificações em seu código, mas mantenham uma versão única na comunidade para facilitar a integração, aperfeiçoar a gestão e otimizar o uso de recursos financeiros da Empresa.

Módulos

O Pandora atualmente possui os seguintes módulos:

Módulo de Gestão de Usuários: Integrado ao serviço de diretório da Unidade (LDAP), permite a atualização de dados do usuário, tal como o endereço e a senha, de forma simples e em um único local. Também possibilita o cadastro público de clientes, parceiros e da comunidade em geral, permitindo, quando aplicável, acesso aos recursos de TI da Unidade. Este módulo possui ainda funcionalidades para a geração automática de gráficos quantitativos e para a exportação de dados de usuários em formato CSV.

Tela de geração automática de gráficos quantitativos no Módulo de Gestão de Usuários.

Módulo de Instituições: Cadastro centralizado de instituições parceiras da Unidade. É utilizado por todos os demais módulos e, portanto, exemplifica a importância de uma única plataforma integrada.

Formulário de cadastro no Módulo de Instituições.

Módulo de Projetos: Permite a visualização de toda a árvore de projetos da Unidade bem como a emissão de relatórios e a inserção de dados adicionais à projetos, projetos componente, planos de ação e atividades. Também permite a gestão da Carteira de Projetos Apropriados da Unidade.

Seções que compõe o Módulo de P&D.

Módulo de Estágios: O Sistema de Estágios, desenvolvido em 2008 e cujo processo foi premiado em 2010 na Premiação Nacional da Embrapa na categoria Análise e Melhoria de Processos, foi refeito como um módulo do Pandora. O processo foi revisto e mais uma vez melhorado. O módulo permite que oportunidades sejam abertas pelos supervisores. Estas oportunidades contêm uma prévia do plano de atividades do bolsista bem como todas as informações relevantes para a geração de documentação do estágio. Isto garante que o processo, da seleção do estagiário ao início do estágio, não engesse devido a falta de um dado ou requisito não atendido. Todos os documentos são gerados pelo sistema em PDF e permanecem indefinidamente vinculados ao cadastro do estagiário.

Listagem de alunos com estágio obrigatório deferido no Módulo de Estágios.

Módulo de Minutas, Contratos e Convênios: É um local centralizado para gestão de convênios e contratos. Atualmente possibilita o registro de convênios que já possuem SAIC (ou seja, em execução) e sua referência em outros módulos da plataforma. No futuro deverá possibilitar a automatização total do processo de assinatura de novos convênios e contratos com suporte à redação de minutas de forma colaborativa entre Unidades da Embrapa e parceiros.

Fluxograma de um processo do Módulo de Contratos e Convênios.

Módulo de Soluções Técnológicas: Permite a gestão das soluções técnológicas desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Unidade.

Visualização de um produto no Módulo de Soluções Técnológicas.

Módulo de Eventos (em desenvolvimento): Possibilitará a divulgação e gestão de eventos da Unidade. Permite que qualquer pessoa cadastrada no Pandora possa se inscrever em eventos com inscrições abertas. Também possibilitará o pagamento de inscrições por PagSeguro e PayPal. Assim como no Módulo de Estágios, permitirá a geração automática de certificados e sua posterior validação no próprio ambiente (dispensando a necessidade de impressão do arquivo digital). Também está sendo desenvolvido um totem de serviço baseador em tablets com o sistema operacional Android que poderá prover informações e registrar presença de participantes de qualquer evento cadastrado no Pandora.

Sistema de inscrição com pagamento _online_ no Módulo de Eventos.