Para iniciarmos o processo de data mining do CICarne, o primeiro passo é fazer algumas alterações para que o Pentaho fique com a cara do CICarne. Primeiro, vamos alterar o tema do Pentaho, para isso através do prompt de comando do computador, vá até a pasta do opt/pentaho-server. Uma vez na pasta do Pentaho server, execute o seguintes comandos do gitHub:
- git init
- git remote add origin https://git.cnpgc.embrapa.br/cicarne/biserver-ce.git
- git fetch
- git reset –hard origin/master
- git pull origin master
Com esses comandos, estamos iniciando um repositório na pasta do Pentaho server, relacionando ele com o repositório do github, e atribuindo algumas modificações feitas no Pentaho que você possui no seu computador. Após alterar o tema, vamos adicionar o plugin CICarne ao Pentaho, para isso copie a pasta /vagrant_data/cicarne-bi-plugin que está na raiz da maquina virtual, para a pasta opt/pentaho-server/pentaho-solutions/system.
Após realizar essas alterações, podemos executar o Pentaho server personalizado com a cara do CICarne.
Execute o arquivo opt/pentaho-server/start-pentaho.bat no Windows ou opt/pentaho-server/start-pentaho.sh no linux ou mac. Após a inicialização podemos acessar o Pentaho em http://localhost:8080.
Com o Pentaho iniciado vamos precisar criar um banco de dados que será o data warehouse do CICarne. Execute o arquivo sql que está na pasta etl\db\dw_cicarne.sql. Pronto agora temos o Pentaho rodando e o data warehouse criado, podemos iniciar o nosso processo.